quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Tiramisú


serve 6 a 8 pessoas

INGREDIENTES
2 e 1/2 chávenas de café, a temperatura ambiente (eu usei 2 cápsulas de café expresso misturadas com as 2 e1/2 chávenas de agua a ferver) 
3 colheres de sopa de Rum 
3 colheres de sopa de Marsala, mais 4 a 5 colheres de sopa extra 
5 ovos, seprados 
2/3 chávena de açúcar fino 
1/4 colher de chá de sal fino 
1 embalagem de 500g de mascarpone 
biscoitos de champagne (há uma embalagem que contem 4 embalagens individuais no interior, vai necessitar de 3 dessas individuais) 
Cacau em pó, qb 

PREPARAÇÃO
Numa tigela larga ou pyrex, misture o café com o rum e 3 colheres de sopa de Marsala. Reserve. Na tigela da batedeira, bata as gemas em velocidade baixa até misturadas. Adicione o açúcar e o sal, bata em velocidade média-alta, por 3 minutos ou até ficar de uma cor clara, raspando os lados da tigela com um salazar a meio do tempo. Adicione as restantes 4 ou 5 (eu uso 5 pois adoro o sabor a Marsala) colheres de sopa de Marsala. Bata em velocidade média por 1 minuto ou até incorporado. Adicione o mascarpone e bata em velocidade média por 2 minutos ou até obter uma mistura cremosa, sem grumos, raspando os lados da tigela para ficar tudo bem misturado. Transfira a mistura para uma tigela grande e reserve. Limpe a tigela e batas as claras com uma pitada de sal até ficarem em castelo. Use uma colher grande, incorpore delicadamente metade das claras na mistura de mascarpone. Escolha um pyrex ou qualquer outro sitio onde deseja servir o tiramisu. Coloque na superfície de trabalho. Abra as 3 embalagens individuais de biscoitos e coloque perto da tigela com a mistura de café. Molhe um biscoito de cada vez na mistura de café, vire-o de maneira a absorver o liquido (não o “afogue” este processo não deve demorar mais do que 3 a 4 segundos – os biscoitos devem ficar húmidos mas não ensopados). Disponha os biscoitos no pyrex, apare se necessário para encaixarem. Espalhe metade da mistura de mascarpone sobre os biscoitos; use a parte de trás de uma colher ou o salazar para espalhar a mistura para os lados e em cantos do prato e obter uma superfície lisa. Peneire por cima com 2 colheres de sopa de cacau. Repita o processo de embeber os biscoitos, mascarpone e cacau. Tape com papel aderente e guarde no frigorífico por 4 horas mínimo antes de servir. 

 *atenção não vale a pena fazer esta receita se não tiver vinho Marsala (ou Vin Santo). É tradicionalmente usado para fazer tiramisu, e sem este sabor caracteristico não é a mesma coisa. Pode encontrar em garrafeiras e alguns hipermercados.

Sem comentários: