segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bolo Moka


INGREDIENTES
180 g de açúcar
50 g de margarina Vaqueiro
6 ovos + 1 clara
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de licor de café
50 g de avelãs
Para o creme moka: 250 g de margarina Vaqueiro
150 g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de café solúvel
1 colher de sopa de água
1 ovo + 1 gema

PREPARAÇÃO
Bata o açúcar com a margarina Vaqueiro até obter um creme fofo. Junte as gemas, uma a uma, e continue a bater.
Peneire a farinha com o fermento e bata as claras em castelo bem firme. Adicione a farinha e as claras à massa, alternadamente e sem bater, envolvendo apenas.
Divida a massa por duas formas com cerca de 20 cm de diâmetro, previamente untadas com margarina Vaqueiro e polvilhadas com farinha. Coza em forno moderado (200° C) durante cerca de 30 minutos.
Entretanto prepare o creme, batendo energicamente a margarina Vaqueiro com o açúcar em pó até obter um creme fofo. Adicione o café solúvel, previamente dissolvido na água a ferver e misture bem. Junte o ovo e a gema, desfeitos, e continue a bater até obter um creme leve, fofo e homogéneo.
Desenforme os bolos e deixe arrefecer sobre uma rede. Quando estiverem completamente frios corte cada bolo ao meio no sentido horizontal. Borrife cada placa de bolo com o licor de café, barre com uma camada do creme preparado e sobreponha as placas. Barre toda a superfície do bolo com o restante creme e, com um garfo desenhe umas ondas. Pique grosseiramente as avelãs e distribua-as pelas paredes laterais do bolo.