sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lulas Recheadas com Puré de Batata



INGREDIENTES
2 cenouras
6 a 8 batatas médias (para puré)
água
sal
1 kg de lulas pequenas (limpas)
100 g de miolo de camarão
± 120 g de Vaqueiro Gourmet
2 dentes de alho
1 a 2 colheres de sopa de coentros picados
± 0,5 dl de vinho branco
125 g de tomate maduro
1 cebola
1 alho francês
pimenta de moinho
± 1 dl de leite


PREPARAÇÃO
Pele as cenouras e lave muito bem as batatas. Coloque-as num tacho, cubra com água e tempere com sal. Leve ao lume e deixe cozer até as batatas estarem macias.
Pique os tentáculos e as “asas” das lulas juntamente com o miolo de camarão.
Derreta cerca de 50 g de Vaqueiro Gourmet num tacho, junte os dentes de alho, descascados e picados e quando o alho começar a alourar junte a os tentáculos e o camarão, picados. Deixe alourar, sobre lume médio a forte, mexendo. Refresque com um pouco de vinho branco e perfume com coentros acabados de picar.
Recheie as lulas com este preparado e  feche a abertura com um palito. Reserve.
Dê um golpe em cruz na base do tomate e escalde-o coim água a ferver.
Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte o alho francês em rodelas, lave-as em água corrente e escorra bem. Deite mais um pouco de Vaqueiro Gourmet no tacho deixe aquecer e adicione a cebola picada e o alho francês.
Entretanto pele e pique o tomate em pedaços ao mesmo tempo que o limpa de sementes. Aproveite a pele e seque-a no microondas. 
Quando o tomate estiver macio, reduza o molho puré com a varinha mágica. Introduza as lulas recheadas. Tempere com sal e pimenta moída na altura, tape e deixe estufar suavemente durante cerca de 20 minutos enquanto prepara o puré.
Pele as batatas e esmague-as juntamente com as cenouras e um pouco de Vaqueiro Gourmet (use o esmagador ou o passe-vite). Adicione um pouco de leite, tempere com sal e pimenta moida na altura, e bata muito bem com uma colher de pau até obter um puré cremoso.
Sirva as lulas sobre o molho, polvilhadas com coentros picados e acompanhe com o puré de batata e cenoura moldado em quenelle.
Salpique tudo com a pele do tomate, seca e esfarelada.

1 comentário:

Beth disse...

Excelente e sem duvida bem saborosas!

Bjs