Arroz Rico de Polvo



INGREDIENTES
300 g de amêijoas (de preferência, pretas)
sal
800 g de polvo congelado
5 dl de água
2 cebolas
4 dentes de alho
40 g de margarina Vaqueiro
300 g de arroz carolino
2 colheres de sopa de coentros picados
1 limão


PREPARAÇÃO
Ponha as amêijoas de molho em água e sal para largarem a areia.
Coza o polvo congelado na panela de pressão durante 20 minutos na água temperada com sal e 1 cebola inteira, descascada. Quando a pressão tiver escapado, abra a panela, escorra o polvo, corte-o em bocados e reserve. Coe a água da sua cozedura e reserve-a igualmente.
Descasque e pique finamente a restante cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com a margarina Vaqueiro. Junte o arroz, mexa e deixe absorver a gordura. Regue com o líquido da cozedura do polvo, que deve perfazer 2 vezes e meia o volume do arroz. Se o líquido for insuficiente junte a água necessária. Rectifique o sal, tape e deixe cozer sobre lume brando durante 12 minutos. Numa frigideira larga, introduza as amêijoas, lavadas e escorridas, e deixe-as abrir sobre lume forte. Rejeite as que não abriram e reserve as restantes. Coe o líquido que largaram e junte-o ao arroz.
Adicione o polvo em bocadinhos, as amêijoas e os coentros picados ao arroz, mexa e retire do lume. Regue com o sumo do limão e deixe repousar durante 5 minutos. Sirva em seguida.
Nota: o arroz deve ficar bem malandrinho.

Comentários

Beth Martins disse…
Lindo este arroz parabens

Mensagens populares